LAMP! Acende a luz e vamos.

lamp-800x525

Se você quer brincar de Webmaster, WebDeveloper ou WebSobrinho chegou sua hora de encarar um servidor WEB de verdade. Aham! Vamos de LAMP…

L.A.M.P.

É um acrônimo para um grupo de softwares open source que podem ser instalados juntos para permitir a um servidor hospedar sites e aplicações web. 

L …de Linux, ué!

Como os exemplos vão usar comando baseados em Debian deixei dois links para você escolher entre Ubuntu ou Deepin, se quiser baixar um deles clique na imagem. Ou se prefere usar outra distribuição, blz!

ubuntu-logo32 ou deepin-logo32

A …Apache, oras!

Apache_HTTP_server_logo_(2016).svg

Além da tribo de índios, do helicóptero de guerra e da moto da Dafra, existe um software muito utilizado chamado Apache. (Rs… foi engraçado até copiei)

O Apache nada mais é do que um servidor Web Open Source produzido pela Apache Software Foundation. É sem dúvida o servidor web mais utilizado na internet e funciona em várias plataformas como Windows, Unix, Linux e também no Mac OS X.

M…de golfinho, ops de MySQL

logo-mysql-170x115O MySQL é um sistema gerenciador de banco de dados relacional de código aberto usado em muitas aplicações para gerenciar suas bases de dados. O serviço utiliza a linguagem SQL, que é a linguagem mais popular para inserir, acessar e gerenciar o conteúdo armazenado num banco de dados. Saiba mais aqui neste artigo do Devmedia.

Alguns “projetinhos” de alguns “clientinhos” do MySQL:

mysql_customers

P … de PHP ou elePHPant?

O PHP (um acrônimo recursivo para PHP: Hypertext Preprocessor) é uma linguagem de script open source de uso geral, muito utilizada, e especialmente adequada para o desenvolvimento web e que pode ser embutida dentro do HTML. Ótimo, mas o que isso significa? Olha aqui! Está bem explicadinho 🙂

php-elephant-vinyl-stickers-decal-1400x800

Vamos instalar e configurar as coisas então?

Agora que você já sabe o que é o que, ou se já sabia pelo menos deu risada… Vamos colocar tudo para funcionar.

Convenhamos que vai ser um resumo bem resumido, mas se você quiser o conteúdo completo em português o link está aqui!

Passo 1 – Instalar o Apache e Permitir no Firewall

Execute sudo apt install apache2, pressione Y para confirmar a instalação e pronto. Apache instalado.

Definir ServerName Global para Suprimir Avisos de Sintaxe

Para suprimir os avisos adicione ServerName nome_de_domínio_do_servidor_ou_IP ao final do arquivo /etc/apache2/apache2.conf.

Ajustar o Firewall para Permitir Tráfego Web

  • Se você usa Ubuntu: sudo ufw allow in “Apache Full”
  • Se você usa Deepin: sudo ufw allow in “WWW Full” 

Acesse o link http://endereço_IP_do_seu_servidor, se tudo deu certo você verá uma tela igual a esse:

small_apache_default

Passo 2: Instalar o MySQL

Execute sudo apt install mysql-server, pressione Y para continuar a instalação. Durante o processo você deve informar e confirmar uma senha para o root do MySQL. Pronto também!

 

Passo 3: Instalar o PHP

Execute sudo apt install php libapache2-mod-php php-mcrypt php-mysql, em seguida Y para continuar  e concluir a instalação.

Se você vai um arquivo index.php,  execute sudo nano /etc/apache2/mods-enabled/dir.conf e coloque a opção index.php como a primeira na lista:

PHP_dir_conf

Após isso, reiniciae o servidor web Apache através do comando sudo systemctl restart apache2 esta ação aplica as alterações.

Passo 4: Testar o processamento PHP no seu servidor web

Para testar se está tudo certo, execute sudo nano /var/www/html/info.php e copie o conteúdo abaixo para o arquivo:

info_php

Se tudo deu certo, ao digitar no navegador http://endereço_IP_do_seu_servidor/info.php você deve visualizar uma página similar a esta:

small_php_info

Feito!

Seu servidor LAMP está pronto e nem foi difícil.

Como eu disse foi um resumão que funciona, espero que este guia tenha te ajudado a chegar a um final bem-sucedido. Agora é com você chefe, publica seus projetos e sucesso com seu novo ambiente de desenvolvimento ou produção. See you!!!

Deixe um comentário